terça-feira, 10 de março de 2009

[Tolices] Vale a pena casar?


Engraçado como acabamos achando textos, que antes passariam despercebidos né? tudo é uma questão de "estado de espírito" mesmo!! Eu sinceramente acho que o casamento é uma instituição em falência...mas tem muita gente tentando me mostrar o contrário..rsrs

Vale a pena casar?
02/03 - 11:21hrs
Homens de várias idades respondem a essa grande dúvida masculina: as vantagens compensam dizer "sim"?

Vladimir Maluf

Dizer “sim” na frente do padre, do juiz ou mesmo decidir morar junto com uma mulher, certamente, não é uma decisão simples. A vida a dois tem suas vantagens e desvantagens. E, afinal, fazendo um balanço, será que vale a pena casar? Para saber o que os homens pensam sobre o matrimônio, convidamos uma turma de diferentes idades, que fala sobre cada fase da vida: desde os mais jovens, quando a maioria vive muitos flertes, aos mais maduros, quando muitos deles têm um casamento sólido.

Aos 20 anos

“Casamento na igreja, para mim, é um porre e desnecessário. Acho legal duas pessoas viverem juntas, ter uma vida a dois, mas essa formalidade toda é cafona”, diz Eduardo Garcia, estudante de 19 anos. “Viver junto eu acho bacana, para ter uma companhia, mas nessa altura da vida eu não quero isso Num futuro distante, sim”, afirma ele, que vê a hipótese remota de adiantar seus planos. “Só se eu conhecer alguém que me interesse muito, senão, vai demorar”.

Aos 25 anos

Edson Xavier, de 25 anos, diz que, quando imagina o futuro, pensa em outra coisa antes do casamento. “Eu quero me casar, ter com quem dividir a vida, os problemas, ter uma mulher para cuidar e que cuide de mim. Mas eu não tenho medo de ficar solteiro. O que eu me preocupo mais é não chegar a ser pai”, diz o estudante. “Não gostaria agora, mas, mesmo que acontecesse, eu adoraria. O ideal é encontrar uma mulher para criarmos o nosso filho. Eu ainda acho que, para casar, tem que ser quando a gente tem a sensação de que vai durar para sempre”.
Aos 30 anos

“Casar é bom. Se precipitar na hora de tomar esta decisão é que é um erro”, diz Marcio José Milhan, que se separou há 6 meses, depois de 11 anos de casado. “Existem mil conselhos para não cometer esse erro, mas, no fundo, acho que não dá para ter certeza nunca”, diz o supervisor de desenvolvimento de 33 anos, que, mesmo depois da separação, continua acreditando que vale a pena. “O casamento, quando é um compromisso baseado no amor, é muito bom. Com certeza me casaria de novo. Mas me certificaria que amo essa mulher o suficiente para nunca perdê-la”.

Aos 40 anos

Luciano* diz que está satisfeito por estar casado, mas que se decepcionou um pouco. “Depois de quase 10 anos de casado, as coisas são muito diferentes: já existe uma intimidade tão grande que a sedução acaba, pois parece meio ridícula. Com isso, o sexo não é o mesmo”, reclama ele, que assume que a culpa disso é dos dois. “Quando me casei, estava perdidamente apaixonado. Pensei que esse sentimento duraria para sempre, mas acabou. Eu amo muito a minha mulher, mas, hoje em dia, é algo mais tranquilo. Não é aquela loucura”.

E o engenheiro acredita que esse é o motivo de muitas separações. “Acho que quando os casais não percebem que a paixão tem prazo de validade, e os sentimentos mudam, é que o casamento acaba”. Mas apesar da saudade dos tempos de paixão, ele diz que há outras vantagens na maturidade de um relacionamento. “Vêm os filhos, que dão uma alegria indescritível, e você sofre menos: não tem mais aquela insegurança ou ciúmes bobos”.

Aos 50 anos

O empresário Arnaldo* diz que casar, principalmente se for pela segunda vez, depende de duas condições. “Basicamente, estar apaixonado e convencido que você é incapaz de se autogovernar. Isso pode parecer uma piada, mas é verdade”, diz o homem de 52 anos que casou, separou, curtiu um pouco a solteirice e casou novamente aos 47 anos. Para ele, entre os 40 e os 50 anos, o homem vive a segunda adolescência.

“É bom viver essa fase, e, dessa vez, com dinheiro. Só que isso é meio ridículo, em geral você começa a fazer besteiras. Um adolescente de 45 anos tem dinheiro, carro e não tem pais controlando. Acho que eu não teria sobrevivido se não tivesse me casado novamente”, conta. “Mesmo assim, para dar certo, tem que se apaixonar. Viver solteiro é muito melhor do que viver casado. Compensa quando existe amor”.

Aos 60 anos

“Se vale a pena casar? É uma pergunta complicada, pois depende de cada momento da vida. Mas, no geral, sim”, diz Antônio Paulo Maluf, que acredita que, mesmo casado, muitas coisas continuam sendo encaradas sozinho. “Dividir, na maioria das vezes, é bom. Mas nem tudo pode ser dividido. A gente divide a vida em parte”, afirma o aposentado de 59 anos. E ele vê muitos lados positivos. “A companhia, os sentimentos diversos, a comodidade, uma certa segurança, filhos e o sexo, por exemplo”. Mas há o lado ruim. “A interferência, a falta de privacidade e rotina”.


* Os nomes foram alterados a pedido dos entrevistados

matéria publicada no IG Estilo veja aqui texto original

Um comentário:

mimi disse...

No casamento, a mulher sempre sai perdendo. O homem acorda cedo, toma seu café prontinho que sua mulher preparou,vai trabalhar, chega e fica tranquilo. A mulher ñ. Ela tem que acordar cedo para praparar o café pro marido, e também precisa ir para o trabalho, ainda chega e tem que preparar o jantar para o marido que "vai chegar cansado". Será que ele cansa mais?