segunda-feira, 23 de março de 2009

[Tolices] - Velha Infância


Outro dia estava conversando com uns amigos e pra variar “coisas do meu tempo” vieram a tona, desta vez foi os brinquedos ou brincadeiras que costumávamos brincar. Não sei como eram outros bairros mas sempre morei em periferia e essas brincadeiras sempre estiveram presentes. Não estou dizendo de jogos ou brinquedos clássicos como Genius, Io-Io, Atari, Aquaplay, Dama/Trilha, Jogo da Vida, Detetive e tantos outros, eram brincadeiras de rua mesmo.

Tocar a Campainha:
Chega a ser ridículo, mas a emoção de apertar a campainha da casa dos outros e sair correndo, gente que adrenalina, confesso que era muito emocionante. Os vizinhos não gostavam muito não e obviamente a reclamação aparecia um tempo depois.

Estrela-nova-cela
Tem outros nomes por ai, tinha o mestre que dava as ordens depois de pular a “cela”, que era o castigado caso não conseguisse obedecer as ordens.

Jogar “taco”
O Baiseball brasileiro, esse brincadeira só perdia pro futebol pros meninos, era muito legal, o difícil era conseguir uma ‘bolinha de tênis’, ninguém tinha poder aquisitivo pra comprar uma bolinha dessas, era sempre presente de aniversario ou coisa assim, e sempre acabava o jogo quando caia na casa de algum “velho rebugento” que não teve infância e cortava nossa bolinha ou dava pro cachorro comer...

Rebatida
Jogo com uma trave onde duas duplas disputavam um futebol, onde o maior valor era fazer o gol com uma bola rebatida na trave, gol direto valia um, gol com bola batida na trave valia 4, no travessão 8 e assim por diante.
Eram tantas as brincadeiras, “roba-bandeira”, policia e ladrão, queimada e tantos outros que não lembro agora...

Mas que me fazem recordar com muita alegria a minha velha infância.

Nenhum comentário: